Analista de estudos de mercado entre os 10 melhores empregos nos EUA
A revista Money Magazine divulgou recentemente a sua lista dos 100 melhores empregos nos Estados Unidos. A de analista de estudos de mercado ocupa a sexta posição. E em Portugal?
Grupo Marktest,  18 maio 2006

placeholder A Money Magazine, em colaboração com a Salary.com, criou uma lista de empregos que o Ministério de Emprego dos EUA julga que crescerão acima da média nos próximos dez anos, eliminou algumas profissões de acordo com critérios próprios e classificou as restantes segundo níveis de stress, flexibilidade de horário, criatividade, facilidade de ingresso e progressão na carreira.

Na lista criada pela Money Magazine e Salary.com, a profissão de analista de estudos de mercado surge na 6ª posição. Naquele país, espera-se que esta profissão cresça 20.2% nos próximos 10 anos. Um analista recebe em média 82 mil dólares, entre salário e bónus, podendo chegar aos 200 mil dólares por ano.

Em Portugal, esta profissão é, segundo Maria José Paixão, Presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e de Opinião (Apodemo), "uma profissão muito actual. Há dez anos atrás, quando havia 5 ou 6 empresas de estudos de mercado em Portugal, pouco se falava nisso. Nas faculdades não havia sequer cadeiras sobre estas questões. Hoje, há até cursos de pós-graduação em estudos de mercado. Este interesse das faculdades reflecte a dinâmica do mercado, que cresceu muito desde aquela altura".

A lista da Money Magazine é encabeçada pela profissão de engenheiro informático, que se espera venha a crescer 46.1% nos próximos 10 anos. É seguida pela de professor universitário, consultor financeiro, gestor de recursos humanos e assistente médico. As profissões de analista de informática, avaliador imobiliário, farmacêutico e psicólogo completam a lista dos 10 melhores empregos nos Estados Unidos.

placeholder

Em remuneração média, a lista da Money Magazine é encabeçada pela de médico/cirurgião (cerca de 248 mil dólares), seguida da profissão de advogado (154 mil dólares), gestor de vendas (136 mil dólares), dentista (123 mil dólares) e consultor financeiro (122 mil dólares).

Em Portugal, se "os analistas seniores de research não estão entre as profissões mais bem pagas, isso tem melhorado nos últimos anos" - adianta ainda a Presidente da Apodemo.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt