Lisboa concentra 32% da facturação das empresas

Os dados dos Quadros de Pessoal, do Ministério da Segurança Social e do Trabalho, disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, indicam que o concelho de Lisboa, sozinho, concentra 32% da facturação das empresas nacionais.

Grupo Marktest,  18 maio 2006

Em 2003, a facturação total das empresas portuguesas superou os 282,8 mil milhões de euros. As empresas com sede no concelho de Lisboa tiveram um volume de negócios superior a 90,5 mil milhões de euros, o que representa 32% do valor total. Estes dados mostram mais uma vez a importância deste concelho no território nacional, sendo mais um indicador da macrocefalia da capital.

No mesmo ano, contam-se mais de 306 mil empresas em território nacional. No total, estas empresas têm 2 848 mil pessoas ao serviço, o que corresponde a uma média de 9 pessoas por empresa. A facturação média por empresa, nesse ano, foi de 923 mil euros.

Os concelhos de Azambuja e Palmela, onde estão localizadas, respectivamente, as fábricas da Opel e da Ford, são os concelhos com maior número médio de pessoas ao serviço por empresa, de 17. Em onze concelhos do interior regista-se o valor médio mais baixo, de quatro pessoas por empresa. Em 221 dos 308 concelhos do país o número médio de funcionários está abaixo da média do país. Em 31 deles, o valor iguala essa média e 56 deles superam-na.

O concelho de Palmela encabeça ainda a lista dos concelhos com maior valor médio de facturação por empresa, com 3493 mil euros. Lisboa e Oeiras, nas posições seguintes, também registam valores médios superiores a 300 mil euros por empresa. Em 284 dos 308 concelhos do país a facturação média por empresa está abaixo da média nacional, sendo esse valor superado nos restantes 24 concelhos.

O Sales Index é um sistema de gestão de informação de base concelhia da Marktest. Para conhecer melhor este sistema, consulte os artigos relacionados ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Alguns produtos relacionados com esta notícia

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais