Lisboa concentra 32% da facturação das empresas
Os dados dos Quadros de Pessoal, do Ministério da Segurança Social e do Trabalho, disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, indicam que o concelho de Lisboa, sozinho, concentra 32% da facturação das empresas nacionais.
Grupo Marktest,  18 maio 2006

placeholder Em 2003, a facturação total das empresas portuguesas superou os 282,8 mil milhões de euros. As empresas com sede no concelho de Lisboa tiveram um volume de negócios superior a 90,5 mil milhões de euros, o que representa 32% do valor total. Estes dados mostram mais uma vez a importância deste concelho no território nacional, sendo mais um indicador da macrocefalia da capital.

No mesmo ano, contam-se mais de 306 mil empresas em território nacional. No total, estas empresas têm 2 848 mil pessoas ao serviço, o que corresponde a uma média de 9 pessoas por empresa. A facturação média por empresa, nesse ano, foi de 923 mil euros.

Os concelhos de Azambuja e Palmela, onde estão localizadas, respectivamente, as fábricas da Opel e da Ford, são os concelhos com maior número médio de pessoas ao serviço por empresa, de 17. Em onze concelhos do interior regista-se o valor médio mais baixo, de quatro pessoas por empresa. Em 221 dos 308 concelhos do país o número médio de funcionários está abaixo da média do país. Em 31 deles, o valor iguala essa média e 56 deles superam-na.

O concelho de Palmela encabeça ainda a lista dos concelhos com maior valor médio de facturação por empresa, com 3493 mil euros. Lisboa e Oeiras, nas posições seguintes, também registam valores médios superiores a 300 mil euros por empresa. Em 284 dos 308 concelhos do país a facturação média por empresa está abaixo da média nacional, sendo esse valor superado nos restantes 24 concelhos.

O Sales Index é um sistema de gestão de informação de base concelhia da Marktest. Para conhecer melhor este sistema, consulte os artigos relacionados ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Alguns produtos relacionados com esta notícia

placeholder

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt