Concelhos do interior com mais área desportiva per capita

Segundo os dados do Instituto Nacional do Desporto, disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, os concelhos do Interior Norte são os que apresentam maior área útil de equipamentos desportivos per capita.

Grupo Marktest,  25 maio 2006

Em 2003, o IND contabilizava, no Continente, 10163 equipamentos desportivos, com uma área total de 21 milhões de m2. Este valor equivale a cerca de 2047 m2 por equipamento.

Os equipamentos mais frequentes são os pequenos campos, que totalizam 3510 equipamentos. Mas, em área, são os grandes campos os que têm maior dimensão, com 71.6% da área total de equipamentos desportivos.

Lisboa é o concelho com maior número de equipamentos desportivos e com maior área útil, responsável por 6.4% dos equipamentos e 3.7% da sua área total.

Em número de equipamentos, o Porto é o segundo concelho, com 207 equipamentos, seguido de Cascais, Loures e Vila Nova de Gaia. Em área útil desportiva, é Braga o segundo maior concelho, com 339 mil m2, seguido de Leiria, Sintra e Coimbra.

O concelho de Murça é, pelo seu lado, o que lidera em área útil desportiva per capita, com 34.73 m2 por habitante. Para este número contribui fortemente os 44 grandes campos com uma área total de 202 mil m2. No concelho disputam-se provas de Todo o Terreno, provas de Autocross e Kartcross, localizando-se aí também a Rampa Internacional da Porca de Murça.

Carrazeda de Ansiães, S. João da Pesqueira, Figueiró dos Vinhos e Vimioso completam a lista dos cinco concelhos com maior área útil desportiva per capita.

O Sales Index é um sistema de gestão de informação de base concelhia da Marktest. Para conhecer melhor este sistema, consulte os artigos relacionados ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Alguns produtos relacionados com esta notícia

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais