Clínicos gerais: 129 doentes por semana

placeholderSegundo os resultados de um estudo regular da Novadir, os médicos clínicos gerais observam uma média de 129 doentes por semana, valor que regista uma variabilidade considerável ao longo do ano.

É fundamentalmente nos meses de Janeiro, Fevereiro e Dezembro que esta média semanal é consideravelmente superior, atingindo valores acima dos 140 doentes por semana por clínico. Este valor é provavelmente resultante das condições climatéricas deste período, típicas de diferentes sintomatologias agudas nomeadamente do foro respiratório.

Os valores encontrados para o período de Verão (meses de Julho a Setembro), estão com certeza dependentes de um menor número de clínicos a exercer actividade, dado tratar-se de um período de férias, o que se traduz num valor per capita mais elevado de doentes observados semanalmente.

placeholder

Nesta análise verificou-se ainda que é junto dos médicos que não optaram pelo regime de exclusividade que este valor médio de doentes observado semanalmente é superior (137), resultado de uma maior distribuição da práctica clínica.

Em termos regionais, é nas zonas do Norte do país (Litoral e Interior Norte) que esta média semanal per capita de doentes observados é igualmente superior (143 e 139 doentes/semana por médico respectivamente). A Grande Lisboa é, no conjunto das regiões em análise, aquela que apresenta para este indicador a média mais baixa (116), aspecto que poderá explicar-se por uma maior concentração de clínicos nesta zona do país.



Ficha técnica
Estudo elaborado pela NOVADIR, junto de uma amostra de 1202 médicos Clínicos Gerais com representatividade a nível nacional.
Recolha: Janeiro a Dezembro 2002


Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais