Mais de 1/3 da população adulta residente em Portugal
já teve gripe desde o início deste Outono/Inverno

placeholderplaceholderUm estudo realizado recentemente pela NOVADIR revelou que 40% da população adulta, residente no Continente, já teve gripe ou sintomas gripais desde o início deste Outono/Inverno. A patologia registou índices de incidência superiores junto dos mais jovens (18-24 anos - 51%) e nos grandes centros urbanos de Lisboa e Porto (47% e 46% respectivamente).

Perante o quadro gripal, na maioria das situações, a população inquirida recorreu ao médico (43%) ou a automedicação (37%). A ida ao médico teve uma expressão superior junto da população feminina (44%) e da população com mais de 45 anos (47%), enquanto que a automedicação teve junto dos mais jovens (45%) e dos habitantes do Sul do país (48%) uma maior procura.

Ainda uma faixa considerável da população (19%) solicitou a ajuda do farmacêutico para o tratamento deste vírus.



placeholder   placeholder

Estas situações gripais, pela sua intensidade, levaram mesmo a que 1/3 da população afectada tivesse que permanecer em casa, em repouso, tendo que faltar ao trabalho ou actividade habitual. Junto das mulheres (36%), da população com mais de 45 anos (39%) e dos residentes nas regiões do Litoral Norte (39%) e Sul (37%) do país esta taxa de absentismo foi superior.



Ficha técnica
Estudo elaborado pela NOVADIR, empresa do Grupo Marktest. Amostra de 1005 entrevistas telefónicas, realizadas a indivíduos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos, residentes no Continente, com telefone fixo, entre os dias 11 a 30 Dezembro 2003. Para um intervalo de confiança de 95% a semiamplitude máxima de erro é de +/- 3.09%.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • AdSummit

    Evento online para profissionais de Marketing Digital.

    15 a 17 de outubro de 2025

    AdSummit

    [email protected]

  • B9+ European Digital Summit

    Neste evento estarão reunidos líderes empresariais, especialistas e decisores políticos para debater três eixos estratégicos: competitividade digital europeia, simplificação regulatória e inteligência artificial.

    16 de outubro de 2025

    APDC - Digital Business Community e CIP - Confederação Empresarial de Portugal.

    Auditório do Pavilhão de Portugal, Lisboa

    [email protected]