Serviço Fixo de Telefone: Portugal acima da média da UE

Num estudo efectuado pela Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações), que compara os preços do Serviço Fixo de Telefone praticados pelos operadores históricos nos vários países da União Europeia, conclui-se que os custos das chamadas locais e regionais em Portugal são superiores à média europeia.

Os gráficos apresentados mostram, respectivamente, os valores para uma chamada local e regional de 3 minutos, segundo o período de tráfego (pequeno ou grande tráfego). Da sua análise se verifica que em Portugal (tomando o conjunto dos consumidores: os abrangidos e os não abrangidos pelo Plano Económico) os custos deste tipo de chamadas são sempre superiores à média europeia.

Uma chamada local de 3 minutos efectuada num período de pequeno tráfego custa em Portugal 3.14 cêntimos por minuto, face aos 2.68 cêntimos da média; já a mesma chamada efectuada num período de grande tráfego custa entre nós 3.81 cêntimos por minuto enquanto a média se situa nos 3.64 cêntimos.

As chamadas regionais são também mais caras em Portugal do que na média da União: uma chamada de 3 minutos efectuada em período de pequeno tráfego tem em Portugal um custo de 4.99 cêntimos por minuto, enquanto a média é de 4.39 cêntimos; em período de grande tráfego, o custo aumenta para 7.59 cêntimos por minuto em Portugal, face ao valor médio de 6.84 cêntimos por minuto.

A Grécia e o Luxemburgo são os países com custos de chamadas locais mais baixas, enquanto a Finlândia, a Bélgica e a Áustria são os que registam valores mais elevados. Já quanto às chamadas regionais, têm um preço por minuto mais baixo no Luxemburgo e na Suécia e um valor mais elevado em Itália, Espanha e Grécia.

placeholder

placeholder



Fonte: Anacom

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • AdSummit

    Evento online para profissionais de Marketing Digital.

    15 a 17 de outubro de 2025

    AdSummit

    [email protected]

  • B9+ European Digital Summit

    Neste evento estarão reunidos líderes empresariais, especialistas e decisores políticos para debater três eixos estratégicos: competitividade digital europeia, simplificação regulatória e inteligência artificial.

    16 de outubro de 2025

    APDC - Digital Business Community e CIP - Confederação Empresarial de Portugal.

    Auditório do Pavilhão de Portugal, Lisboa

    [email protected]