Tráfego de Passageiros nos Aeroportos Nacionais

O movimento de passageiros nos aeroportos nacionais decresceu 46.9% no 4º trimestre de 2001 relativamente ao 3º trimestre, segundo dados do INE.

Durante os quatro trimestres de 2002, apenas o 3º trimestre deste ano conseguiu resultados idênticos ao mesmo período no ano de 2001, mas somente os aeroportos das Regiões Autónomas evidenciaram uma evolução favorável no movimento de passageiros.

Com quase 7 milhões de passageiros transportados, o terceiro trimestre de 2001 foi aquele que registou um maior número de movimentos. No entanto, os resultados obtidos no quarto trimestre de 2001 espelham bem o impacto que os acontecimentos de 11 de Setembro nos EUA tiveram na actividade aeronáutica comercial em Portugal, tendo o movimento de passageiros decrescido cerca de 46.9%.

O movimento de passageiros no 4º trimestre de 2002 registou um crescimento de 6.3% relativamente ao mesmo período de 2001, o que faz transparecer um retoma no tráfego de passageiros nos aeroportos nacionais. Em 2002, os três aeroportos situados no Continente registaram variações negativas no movimento de passageiros (-0.1%) em relação ao ano anterior. Pelo contrário, os aeroportos das Regiões Autonómas conheceram uma evolução positiva (1.1% na Madeira e 2.4% nos Açores) para o mesmo período.

No General & Marketing Facts poderá conhecer estatísticas mensais sobre o transporte aéreo das companhias aéreas nacionais.

placeholder

Fonte: INE, Estatísticas sobre o Movimento nos Aeroportos Nacionais
Tráfego Comercial dos Aeroportos ANA e ANAM
Esta análise inclui os passageiros embarcados, desembarcados e os em trânsito directo



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais