Levantamentos no Multibanco quase triplicam em 10 anos
Uma análise dos dados da SIBS, disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, mostra que o valor dos levantamentos feitos nos caixas automáticos do Multibanco quase triplicou nos últimos dez anos.
Grupo Marktest,  24 junho 2008

placeholder De acordo com os dados da SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços), disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, o valor dos levantamentos no Multibanco cresceu 176% entre 1997 e 2007, o que significa que quase triplicou nesta década (aumentou 2,8 vezes).

A SIBS contabilizava, em 1997, 9 mil milhões de euros em levantamentos realizados na rede de caixas do Multibanco, um valor que cresceu para 25 mil milhões de euros dez anos depois.

Marvão foi o concelho onde se registou maior crescimento no valor dos levantamentos, cujo valor, em 2007, foi 30 vezes superior ao contabilizado em 1997. Em Ponta do Sol (Madeira) este valor aumentou mais de 12 vezes em 10 anos, tendo sido o segundo concelho com maior crescimento neste indicador. Nos concelhos de Ribeira Grande e Vila Franca do Campo (Açores) também se observou um crescimento muito significativo, de quase dez vezes na década em análise. Alcochete, onde este valor aumentou mais de nove vezes neste período, encerra a lista dos cinco concelhos com maior crescimento no valor dos levantamentos no Multibanco.

No total do ano 2007, os caixas automáticos do Multibanco "entregaram" cerca de 25,2 mil milhões de euros, o que equivale a uma média de dois milhões de euros por máquina e a 64 euros por levantamento. Este número também equivale a dizer que, em média, cada português levantou 2376 euros no Multibanco ou, por dia, seis euros e cinquenta cêntimos.

Em valor, o concelho de Lisboa representou, em 2007, 11.6% do total, tendo sido levantados neste concelho mais de 2,9 mil milhões de euros. Porto, Sintra e Cascais foram os concelhos onde se contabilizou, de seguida, maior volume de levantamentos, sendo responsáveis, em conjunto com Lisboa, por mais de um quinto (21.1%) do total, somando mais de 5,3 mil milhões de euros.

Na análise do valor dos levantamentos per capita, vemos que a lista é encabeçada pelo concelho de Albufeira, onde este valor corresponde a 6890 euros por residente no concelho (cerca de três vezes mais do que a média nacional). Lisboa surge na segunda posição, com 5746 euros por habitante e o Porto na terceira, com 4922 euros por habitante. O concelho de Vila Real de Santo António sobe à quarta posição neste indicador, com um rácio de 4749 euros por habitante. Na quinta posição também encontramos um concelho do Algarve, Lagos, onde os levantamentos realizados no Multibanco equivaleram a 4566 euros por habitante.

O Sales Index é um sistema de gestão de informação de base concelhia da Marktest. Para conhecer melhor este sistema, consulte os artigos relacionados ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • 4A's MPF

    O 4A's Management Practitioners Forum (MPF) é uma conferência exclusiva para membros, destinada a líderes de agências independentes.

    4 a 5 de junho de 2024

    American Association of Advertising Agencies

    Chicago, EUA

    gwalker@4as.org

  • Q2024

    Esta conferência tem como tema "Estatísticas Oficiais como Pilar da Democracia"

    4 a 7 de junho de 2024

    INE e Eurostat

    Centro de Congressos do Estoril, Estoril

    q2024@leading.pt