Posse de conta ordenado

Grupo Marktest,  23 novembro 2004

Mais de um milhão e meio de portugueses possuem ou utilizam conta ordenado, de acordo com os resultados da segunda vaga de 2004 do Basef Banca, da Marktest.

No universo dos residentes no Continente com 15 e mais anos que possuem conta bancária, a posse/utilização de conta ordenado abrange 21.1% deles, num total de 1 579 000 indivíduos.

Estes números colocam a posse de conta ordenado ao nível do registado na segunda vaga de 2002, quando se situava nos 21.4%, depois de na segunda vaga de 2003 se ter observado um acréscimo para os 24.8% e de no último período se ter assistido a uma quebra na penetração deste produto.

A idade e a classe social apresentam-se como as variáveis mais discriminantes na análise deste produto, já que é aí que mais diferenças se encontram entre os seus membros. Ainda assim, o género e a região também apresentam algumas diferenças. Junto dos homens, a posse de conta ordenado é de 22.9% na segunda vaga de 2004, contra 19.4% das mulheres. Por regiões, apenas o Interior Norte e o Litoral Norte se destacam das outras, pois é aqui que encontramos menor penetração do produto (14.5% e 18.5%, respectivamente), registando as outras regiões valores relativamente próximos entre si.

Já quanto à idade, o comportamento é muito diferenciado - a curva aumenta significativamente dos 15 aos 44 anos, sendo o grupo dos indivíduos entre os 35 e os 44 anos aquele que apresenta maior adesão à conta ordenado, com 37.2%; depois desse grupo etário, novamente se regista decréscimo na penetração do produto até atingir o valor mais baixo junto dos bancarizados com mais de 64 anos (3.7%).

Também a classe social é muito diferenciadora. Junto dos indivíduos das classes alta e média alta que possuem conta bancária, a conta ordenado é comum a 33.6%. Na classe média o valor baixa para os 23.1% e nas classes média baixa e baixa atinge os 15.8%.

A análise realizada teve como base os resultados da segunda vaga de 2004 do estudo Basef Banca, da Marktest. Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais