Ler jornais na net em Outubro

Grupo Marktest,  25 novembro 2004

Quase metade dos internautas de Outubro consultaram nesse mês sites de jornais ou sites de notícias portugueses, a partir dos seus lares, segundo os resultados do Netpanel meter da Marktest.

Em Outubro, foram 625 mil os portugueses de 4 e mais anos que em suas casas navegaram na internet em sites de jornais ou em sites de notícias portugueses. Este número representa 48.9% do total de indivíduos que nesse mês acederam à Internet a partir de casa.

Por dia, uma média de 120 mil utilizadores únicos acedeu a estes sites no mês de Outubro, visitando mais de 38 milhões de páginas, uma média de 62 por utilizador. O tempo total de navegação deste período superou as 691 mil horas, uma média de uma hora e quatro minutos por utilizador.

Relativamente ao mês anterior, estes números representam uma certa estabilização ao nível dos utilizadores únicos (com diminuição de 0.2%), mas um decréscimo relativamente aos outros indicadores, de que o mais expressivo se registou ao nível das páginas consultadas: menos 14.5% no total e menos 13.9% em média por utilizador. O tempo total de navegação também assistiu a uma pequena quebra de 3.4% face a Setembro, mês em que se tinha observado uma melhoria da actividade nestes sites.

Dentro dos sites portugueses de jornais ou de notícias, o Público online mantém-se como o mais visitado no mês de Outubro, por 197 mil utilizadores únicos. O Record online ocupa agora o segundo lugar, com 185 mil visitantes únicos e A Bola online ocupa o terceiro lugar, com 180 mil utilizadores únicos. O quarto lugar pertence este mês ao Expresso online, que recebeu 167 mil visitantes, e o Jogo online ocupa o quinto lugar, com 127 mil utilizadores únicos.

Na lista dos jornais ou sites de notícias mais visitados em Outubro, a maior subida foi protagonizada pelo Expresso online, que sobe 21.9%, seguido do Diário de Notícias online, que cresce 17.1% e se posiciona em 12º lugar com 82 mil utilizadores únicos. Pelo contrário, as maiores descidas foram observadas no noticias.clix.pt, que diminuiu 27.1% depois de em Setembro ter protagonizado a maior subida face a Agosto. Ocupa agora a 15ª posição, com 35 mil utilizadores únicos. O pcguia.xl.pt, que em Setembro também tinha tido o segundo maior crescimento, é o que em Outubro assiste à segunda maior quebra, de 18.4%, tendo sido visitado por 31 mil utilizadores únicos, o que o coloca na 16ª posição.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa