Insight

placeholder
Paula Freire
Directora Geral da Multivaria
Dra Paula Freire da Multivária traz-nos o seu valioso contributo sobre o conceito de Insight

Respondendo ao desafio da Marktest.com, aqui estou eu a tentar escrever alguma coisa sobre o conceito de consumer insight.
Acontece-nos inúmeras vezes interiorizarmos conceitos, lidarmos com eles diariamente, sem nunca termos reflectido verdadeiramente sobre o seu real significado. É o que está a acontecer comigo neste momento. Não sei a definição exacta do conceito mas sei bem o seu alcance. Fazendo uma pesquisa rápida no dicionário Google, deparei com algumas coisas interessantes. Insight em português surge como “introspecção”,em espanhol “penetracion” em francês” perspiscacité”, em italiano “compreensione” e em alemão Einblick. Insatisfeita com os resultados mas com algumas pistas interessantes continuei a pesquisar. Num velho dicionário de psicologia encontrei uma definição que me ajudou mais um pouco : insight- “aprendizagem por compreensão súbita das relações entre os componentes do problema”.

Chega de definições e vou antes dizer o que penso: o insight em estudos de mercado é o resultado da utilização inteligente e criativa das mais variadas fontes de informação e das mais variadas metodologias, desde uma simples observação do acto de consumo às mais sofisticadas análises estatísticas ou ás mais potentes técnicas projectivas.

Os insights muitas vezes são simples e quase imediatos, estão “debaixo dos nossos olhos” embora só os consigamos ver se utilizarmos as ferramentas correctas e abertura de mente necessária para os compreender. Outras vezes (a maioria das vezes) os insights estão camuflados nos hábitos rotineiros do dia-a-dia, ou na comunicação que não diz tudo o que seria necessário dizer, ou na embalagem que está bem, mas que não é a ideal, ou mesmo na prateleira de supermercado desorganizada que não explora todas as potencialidades dos produtos que expõe. Nestes casos, maiores exigências são colocadas ao investigador, não só na construção de todo o puzzle que leva à solução final – ao insight – mas na utilização correcta das metodologias que revelam as peças do puzzle. Então, entra a criatividade, o olhar para a informação das diferentes perspectivas (a holistica ) , mesmo as mais inusitadas…

Todas as fontes de informação podem e devem ser capazes de estimular o investigador a procurar o “Eureka”.



Paula Freire
Directora Geral
Multivária – Estudos Qualitativos



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • AdSummit

    Evento online para profissionais de Marketing Digital.

    15 a 17 de outubro de 2025

    AdSummit

    [email protected]

  • B9+ European Digital Summit

    Neste evento estarão reunidos líderes empresariais, especialistas e decisores políticos para debater três eixos estratégicos: competitividade digital europeia, simplificação regulatória e inteligência artificial.

    16 de outubro de 2025

    APDC - Digital Business Community e CIP - Confederação Empresarial de Portugal.

    Auditório do Pavilhão de Portugal, Lisboa

    [email protected]