TMN recupera liderança entre sites de telecoms visitados a partir do lar
Segundo os resultados do estudo Netpanel meter da Marktest, o conjunto de sites da TMN recuperou a liderança entre os sites de operadores e de serviços de telecomunicações como o mais visitado a partir do lar.
Grupo Marktest, 18 novembro 2008

placeholderEntre Julho e Setembro de 2008, foram 1 894 mil os residentes no Continente com 4 e mais anos que acederam a sites de telecomunicações a partir de casa, o que corresponde a 64.1% dos internautas nacionais do período.

A média diária de visitantes destes sites cifrou-se nos 143 mil no trimestre. Neste período, foram visitadas 79 milhões de páginas de sites de telecomunicações, uma média de 42 por utilizador.

O tempo total de navegação nestes sites aproximou-se de 1,2 milhões de horas, uma média de 12 780 horas por dia e de 37 minutos por utilizador.

Estes números representam uma quebra face ao trimestre anterior de 4.1% no número de utilizadores únicos, 14.6% nas páginas visitadas e 19.4% no tempo despendido nestes sites.

No seu conjunto, os operadores e outros serviços de telecomunicações receberam 1 878 mil utilizadores únicos no terceiro trimestre do ano, que visitaram 75,5 milhões de páginas, e os fabricantes de telemóveis tiveram 285 mil utilizadores únicos e 3,3 milhões de páginas visitadas.

A TMN online foi a mais visitada a partir do lar, com 911 mil utilizadores únicos no terceiro trimestre do ano, subindo do segundo lugar. A Vodafone online mantém-se como o segundo mais acedido, com 764 mil utilizadores únicos e na terceira posição ficou a TV Cabo online, com 605 mil utilizadores únicos no trimestre, subindo do 5º lugar.

placeholder

Em páginas visitadas, os três primeiros lugares pertencem igualmente à TMN online, que lidera com 25 milhões, à Vodafone online, com 13,9 milhões e à TV Cabo online, com 10,7 milhões.

placeholder

Na evolução relativamente ao segundo trimestre do ano, os sites da TMN foram os que mais aumentaram em utilizadores únicos, subindo 17.7% face ao valor do trimestre anterior e assegurando a liderança entre estes sites. Pelo contrário, a maior quebra em utilizadores únicos foi observada no conjunto de sites da Portugal Telecom que, depois de ter duplicado o número de utilizadores no trimestre anterior, regista neste uma quebra de 50.1%, para um valor semelhante ao observado no primeiro trimestre do ano.

Em páginas visitadas, o maior aumento no trimestre foi igualmente protagonizado pela TMN online, que cresceu 15.3% face ao trimestre anterior. O conjunto de sites da Optimus/Novis registou um pequeno aumento de 0.7% face ao trimestre anterior, tendo todos os demais protagonizado quebras, de que a mais significativa foi a que a Wixawin protagonizou, com menos 51.5% de páginas para as 2,4 milhões (na 6ª posição).

A análise realizada tem como base, para algumas entidades, os seguintes agrupamentos de sites:

Propriedade TMN - Constituída pelos seguintes sites e entidades:
*.mytmn.pt; *.tmn.pt; *.mail.tmn.pt; www.queropossoemando.net

Propriedade VODAFONE - Constituída pelos seguintes sites e entidades:
*.vodafone.pt; www.yorn.net

Propriedade OPTIMUS/NOVIS - Constituída pela seguinte entidade:
*.novis.pt; *.optimus.pt; www.kanguru.pt
Entidades Excluídas: *.rar.net.novis.pt

Propriedade PORTUGAL TELECOM - Constituída pelas seguintes entidades:
*.telecom.pt; *.portugaltelecom.pt; *.ptcomunicacoes.pt; *.ptcom.pt; *.ptprime.pt; *.meo.pt
Entidades Excluídas: 1820pt-clientes.telecom.pt; 1820pt.telecom.pt; net118.telecom.pt

Propriedade ONI - Constituída pela seguinte entidade:
*.oni.pt

Propriedade OPERADORES E OUTROS SERVIÇOS DE TELECOMUNICACOES - Constituída pelas seguintes entidades:
ONI; PORTUGAL TELECOM; OPTIMUS/NOVIS; TMN; VODAFONE; www.uzo.pt; www.rede4.pt; www.tele2.pt; www.tvtel.pt; www.bragatel.pt; mm6.mobilemoney.com; mm7.mobilemoney.com; mm8.mobilemoney.com; www.artelecom.pt; www.att.com; www.cabotvm.pt; www.cabovisao.pt; www.claranet.pt; www.colt-telecom.pt; www.equant.com; www.fleximedia.pt; www.redvo.com; www.nortenet.pt; www.pluricanal.pt; www.ptwifi.pt; www.telepac.pt; www.radiomovel.pt; www.semcabo.pt; www.jamba.pt; pt.mobi.dada.net; pt.dadamobile.com; www.abeltronica.com; www.toquesgratisportugal.com; pt.abeltronica.com; pt.sso.dada.net; www.clic-tone.com; mobile.sapo.pt; disney.ti.mobile.sapo.pt; funsms.ti.mobile.sapo.pt; ti.mobile.sapo.pt; www.smsfixe.net; www.sonnerie.net; telemoveis.clix.pt; www.alcatel.com; www.alcatel.pt; www.ericsson.com; www.1rstwap.com; www.toques-logos-jogos.com; nomatica.bizmobil.com; www.tonesforyourphones.com; nomatica.sonneries.fr; www-europe.alcatel.com; www.alcatel.ru; logosemelodias.clix.pt; www.ericsson.de; 311.melodiasalcatel.com; www.alcatel.com.mx; smsdirecto.clix.pt; www.ericsson.lv; www.home.alcatel.com; www.ericsson.net; www.alcatel.com.au; mobilefun.clix.pt; www.ericsson.gr; www.eu.alcatel.com; www.alcatel.fr; www.ericsson.pt; www.cid.alcatel.com; www.audiovox.com; www.ericsson.com.br; mobile.yubilee.com; smspt2.sapo.pt; www.mobilemoney.com; pt.mobilemoney.com; mm5.mobilemoney.com; mm9.mobilemoney.com; mm3.mobilemoney.com; mm10.mobilemoney.com; www.mobilemoney.biz; pt.dada.net; www.tvcabo.pt; www.phone-ix.pt; acesso.clix.pt; wixawin.com; www.wixawin.com; www.zonmadeira.pt; www.interacesso.pt; www.zapp.pt; uk.dada.net; www.alcatel-lucent.com; www.melodiasalcatel.com; www.zon.pt; pwp.netcabo.pt; www.netcabo.pt; netcabo.pt; tvcabo.pt; bandalarga.netcabo.pt

Propriedade FABRICANTES DE TELEMOVEIS - Constituída pelos seguintes sites:
www.nokia.pt; www.nokia.com; www.europe.nokia.com; europe.nokia.com; www.sonyericsson.com; direct.motorola.com; www.motorola.com; www.nokia.com.br; www.nokiausa.com; www.nokia.es; www.sonyericsson.co.jp; www.nokia.fr; wap.sonyericsson.com; www.sonyericssonmobile.com; wap.sonyericssonmobile.com

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais