Nielsen aceita disponibilizar dados desagregados de audiências TV

placeholderA revista Mediaweek acaba de revelar na sua edição de 17 de Fevereiro uma proposta da Nielsen Media Research (NMR) para disponibilizar diariamente os dados de audiência de televisão desagregados aos clientes nos EUA.

A NMR propõe-se distribuir os dados minuto a minuto com um agravamento do custo do serviço de, no mínimo, 20%.

Trata-se de uma mudança considerável na estratégia da empresa, que até agora não permitia o acesso aos dados desagregados minuto a minuto mas apenas às audiências dos programas e intervalos publicitários. Esta alteração poderá provocar importantes alterações na forma de comercializar e avaliar a publicidade, pois passará a ser possível, caso a medida se venha a concretizar, determinar a audiência exacta de um anúncio publicitário. Até agora tal não acontecia, visto ser atribuída a cada anúncio (spot) a audiência media do intervalo publicitário (break) em que estava inserido.

Ao longo dos últimos anos têm sido várias as pressões do mercado para aceder aos dados elementares de audiência, justificando essa necessidade pela fragmentação das audiências e pela necessidade de avaliar com mais rigor a publicidade. Até agora a Nielsen disponibilizava apenas uma base de dados com audiências de quarto de hora, que alimentava as aplicações de planeamento e que era considerada manifestamente insuficiente pelos utilizadores.

Caso se venha a verificar esta possibilidade de acesso aos dados minuto a minuto, abre-se uma oportunidade excelente para as aplicações informáticas mais avançadas que trabalham com esses dados desagregados. A Markdata (empresa de desenvolvimento de software do grupo Marktest) com a sua nova workstation MMW (Markdata Media Workstation) está pronta e preparada para responder ao desafio.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais