TV: tendências internacionais
Grupo Marktest, 29 junho 2004

placeholder Amandine Cassi (Eurodata TV/Médiametrie) e Christine Hodanger (IMCA) analisaram recentemente as grandes tendências da época 2003/2004 nos programas de televisão dos oito principais mercados mundiais (Alemanha, Austrália, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália e Reino Unido).

No período compreendido entre 1 de Setembro de 2003 e 30 de Abril de 2004, registou-se o lançamento de 1501 novos programas, mais 20% do que na época de 2002/2003. Estes novos programas estão recheados de conselhos, avisos e recomendações: como melhorar a carreira profissional, como encontrar o/a companheiro/a ideal, como testar os conhecimentos na área do savoir-faire ou como obter uma lipoaspiração de sucesso.

Segundo esta análise, o “hard core” da reality TV está para ficar, mas as mudanças nunca param. Nesta estação, é forte a influência do conceito “twist” – uma tendência que envolve a transformação de candidatas em fantoches reais. Manipulação, impostura e mistificação aparecem como palavras-chave deste género e, nesta estação, programas como My big Obnoxious fiancé (Fox, Estados Unidos) ou The Bedsitcom (Channel 4, Reino Unido) pagaram o preço por isso.

Outra das grandes tendências da estação prende-se com o conceito de "coaching", apelando ao bem-estar – programas que dão pistas para aumentar a auto-confiança e melhorar diversas áreas da vida dos espectadores. Ser mais bonita ou mais magra, como fazer compras, arrumar a casa em tempo record ou comprar uma casa de campo ao preço mais baixo no menor espaço de tempo são apenas alguns exemplos de respostas dadas pela televisão.

Por outro lado, conhecer pessoas com um estilo diferente continua a fascinar os espectadores. Quer seja tornando estrelas em pessoas mais comuns ou transformando pessoais normais em estrelas, muitos programas exploram esta temática.

Uma outra tendência que se tem evidenciado ao longo das últimas estações prende-se com o facto das fronteiras entre os vários géneros de programas tenderem a esbater-se cada vez mais. O sucesso dos "docutainments" ou dos "docufictions" ilustra esta tendência.

Os dramas familiares são outra das tendências da estação, com protagonistas de tanto sucesso como mães possessivas, sogras difíceis, maridos ciumentos, amantes empreendedores ou filhos intoleráveis. Neste género, as novidades passam por mudanças nos próprios papéis tradicionalmente masculino e feminino – enquanto os homens tendem a mostrar o seu lado mais fraco, as mulheres aparecem mais fortes do que se imaginaria. Um exemplo deste tipo de programas é Two and a half men (CBS, EUA).

Criada pela Médiametrie, a Eurodata TV distribui informação de audiências e de programas em vários países, com base em parcerias com as empresas locais de audimetria. Em Portugal, a informação é fornecida pela Marktest Audimetria, a empresa do Grupo Marktest responsável pela recolha da informação de audiências de televisão.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais