Observatório Mcom
Grupo Marktest,  1 julho 2004

Diariamente, o site da Marktest.com apresenta dados actualizados para algumas temáticas de interesse. É o caso das audiências de televisão, internet, notícias e investimentos publicitários. Estes dados têm como fonte estudos regulares da Marktest e da MediaMonitor.

Audiências de Televisão
placeholder Na semana que decorreu entre 14 e 20 de Junho ocorreram novas alterações na partilha das audiências de televisão. A TVI obteve 30.3% de share de audiência, a SIC registou 30.1%, a RTP1 24.2%, a 2: 3.8% e o video e outros canais 11.5%. O maior crescimento face à semana anterior foi registado na TVI, que aumentou a sua quota de share em 4.3 pontos percentuais. Pelo contrário, o maior decréscimo semanal foi observado na RTP1, que baixou 2.9 pontos de share.

A lista de programas mais vistos da semana é encabeçada pelo jogo que opôs a nossa selecção à da Rússia e que obteve 35.0% de audiência média e 80.2% de share de audiência. O jogo foi transmitido no dia 16 pela SIC, que viu o seu bloco informativo Jornal da Noite desse dia (emitido logo após o fim desse jogo) em segundo lugar do top, com 18.6% de audiência média e 41.9% de share de audiência. O Jornal Nacional da TVI de dia 20 ocupou a terceira posição, com 17.7% de audiência média e 45.0% de share de audiência. O quarto lugar foi obtido pela novela da SIC Chocolate com Pimenta, que registou, no dia 17, 15.3% de audiência média e 39.6% de share de audiência. Finalmente, o quinto lugar foi ocupado pela novela da TVI Morangos com Açucar, que no dia 16 obteve 14.9% de audiência média e 34.2% de share de audiência.



Notícias TV
placeholder Na semana em análise, a RTP1 foi, dos quatro canais generalistas, o que assegurou a maior oferta de informação regular, sendo responsável por 33.1% da emissão noticiosa (em duração). A SIC garantiu 30.1% da informação total, a TVI 28.2% e a 2: 8.6%. Face à semana anterior, as maiores diferenças prenderam-se com a perca de 6.3 pontos de quota informativa da RTP1 em detrimento do ganho de 6.6 pontos de quota da SIC.



Publicidade TV
placeholder Neste período, o investimento publicitário a preços de tabela cifrou-se nos 35,4 milhões de euros, em ligeiro decréscimo face ao registado na semana anterior (menos 1.5%). A TVI assegurou 45.4% deste montante, a SIC 35.6% , a RTP1 18.9% e a 2: 0.1%.

As marcas patrocinadoras do Euro foram as maiores investidoras da semana, seguidas da PT Comunicações, da Danone, da Vodafone e da TMN. A Portugal Telecom manteve-se como o maior anunciante do período, seguida da Nestlé, da Danone, L’Oreal e Lactogal. A McCann Erickson foi a agência que mais investimento assegurou em televisão nesta semana, seguida da Young & Rubicam e da Publicis.



Internet
placeholder Na semana em análise, 893 mil utilizadores únicos acederam à Internet, um pouco mais que na semana anterior. O seu tempo de navegação foi maioritariamente passado em domínios de topo .com (43.4%) e .pt (40.3%). Os restantes domínios de topo representaram na semana 16.3% do tempo dedicado a este meio.

Face à semana anterior, foram os domínios de topo .pt os que registaram quebra de quota, menos 1.8 pontos percentuais. Os restantes domínios ganharam quota face à semana anterior, especialmente os domínios de topo .com.

placeholder O domínio mais acedido foi o sapo.pt, que registou 479 mil utilizadores únicos no período, seguido do msn.com e passport.com (475 e 391 mil utilizadores únicos, respectivamente). O quarto lugar foi ocupado pelo domínio google.pt (272 mil utilizadores únicos) e o quinto lugar pertenceu ao clix.pt (262 mil utilizadores únicos). Todos mantiveram as posições relativamente à semana anterior e todos, à excepção do google.pt, viram o seu número de utilizadores únicos aumentar.





Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais