Investimento Publicitário na Rádio

Grupo Marktest,  22 julho 2004

Segundo os dados da MediaMonitor, disponíveis no Anuário de Media e Publicidade o investimento publicitário na Rádio ultrapassou os 172 milhões de euros em 2003 (preços de tabela).

Os 172 milhões de euros que o meio rádio captou em publicidade em 2003 representaram 6.5% do investimento total.

Deste montante, 54% pertenceu a duas estações de rádio: a TSF captou 46,7 milhões de euros (28% do total) e a RFM recolheu 44,3 milhões de euros (26% do total). A Rádio Comercial foi a terceira estação com maior volume de investimento publicitário, 33,5 milhões de euros (19% do total). A Rádio Renascença registou 25,5 milhões de euros em publicidade a preços de tabela (14.8%) e a Cidade FM captou 11,1 milhões (6.5%). A RCP recolheu 9,2 milhões de euros e à Mega destinaram-se 1,8 milhões de euros.

O investimento publicitário na rádio segue a evolução mensal comum a outros meios. Ele assumiu um sentido crescente desde o início do ano, a que se seguiu um ligeiro abrandamento em Abril para voltar a aumentar em Maio. O mês de Agosto foi aquele em que o investimento foi menor (10 milhões e 344 mil euros). A partir desse mês, o crescimento manteve-se até Outubro, quando atinge o seu valor máximo, de 18 milhões 784 mil euros, mês a partir do qual o valor voltou a diminuir.

No que respeita aos sectores de actividade, o dos Bancos e Outras Instituições Monetárias e Financeiras foi o maior investidor no meio, com mais de 26 milhões de euros, representando 15.5% do investimento realizado no meio.

O segundo sector com maior investimento foi o dos Serviços e Equipamentos de Comunicação, seguido do da Indústria Automóvel e do Comércio. Em cada um destes quatro sectores o investimento ultrapassou os 21 miilhões de euros, representando em conjunto 55.3% do investimento total no meio.

Esta análise foi efectuada a partir da Base de Dados Multimeios da MediaMonitor software MMW/ Admonitor e considera apenas valores de investimento a preços de tabela. Estes dados estão disponíveis no Anuário de Media e Publicidade 2003, que pode adquirir aqui. Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais