O Cinema em Portugal
Grupo Marktest,  19 outubro 2004

De acordo com os dados disponibilizados pelo Intituto Nacional de Estatística (INE), decorreram no segundo trimestre de 2004 mais de 159 mil sessões de cinema, correspondendo a 4 milhões e 15 mil espectadores.

placeholder

O número de recintos que projectaram filmes foi de 230, disponibilizando 535 écrans e uma lotação de 113 682 lugares.

Enquanto que a Região Centro possui o maior número de recintos, seguida do Norte e de Lisboa, em termos de écrans e lotação é a Região de Lisboa que se encontra em primeiro lugar, ficando o Norte e o Centro em segundo e terceiro, repectivamente. A região de Lisboa também domina em termos de número de espectadores e receitas.

Do total das receitas de bilheteira, 49% foram facturadas nos recintos da região de Lisboa e 27% nos recintos localizados na região do Norte. Nestas regiões o preço médio por bilhete foi de 4,34 euros e 3,68 euros, respectivamente. Nas restantes regiões, o preço médio por bilhete foi de 4,08 euros na Região Autónoma da Madeira; 4,06 euros no Algarve; 3,71 euros no Centro; 3,48 euros na Região Autónoma dos Açores e de 3,35 euros no Alentejo.

Ainda de acordo com o INE, cerca de 24% dos recintos localizam-se em edifícios especificamente destinados a cinema, 34% em salas de centro comercial e 42% em salas polivalentes, sendo estas últimas as de maior dimensão, com 318 lugares em média por écran. Os recintos de menor dimensão localizam-se em salas de centro comercial (175 lugares em média por écran).

Por regiões, os recintos de maior dimensão situam-se na região do Alentejo (240 lugares em média por écran) e os de menor dimensão localizam-se na Região Autónoma da Madeira (186 lugares em média por écran).

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais