Recuperação da imagem dos políticos
Grupo Marktest,  10 novembro 2005

placeholderOs dados do Barómetro Marktest/DN/TSF de Outubro mostram uma subida generalizada do saldo de imagem (diferença entre as opiniões que classificam positivamente a sua actuação e aquelas que a classificam de forma negativa) dos líderes partidários com assento parlamentar, assim como a subida do saldo de imagem do Presidente da República e do Presidente da Assembleia da República.

Salienta-se também o facto de que são o Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama e o Presidente da República, Jorge Sampaio, os políticos que apresentam maior diferencial positivo no seu saldo de imagem.

O Presidente da República, Jorge Sampaio é o que regista saldo de imagem mais positivo, com 59%. Também Jaime Gama, Presidente da Assembleia da República, viu recuperado o seu saldo de imagem, chegando a Outubro com 33.9%.

placeholder

Relativamente aos líderes dos partidos com assento parlamentar, Jerónimo de Sousa, líder do PCP, mantém-se como o que tem saldo de imagem mais positivo, chegando a Outubro com 26.3%.

Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda, também mantém o segundo lugar, com um saldo de imagem de 16.7%.

Tendo em conta os líderes cujo saldo de imagem é negativo, José Sócrates, Primeiro-Ministro e líder do PS, é o que apresenta o resultado menos negativo, -5.1% em Outubro, quando em Setembro atingia os -25%.

Também Marques Mendes, líder do PSD, apresentou uma considerável subida no saldo de imagem: de -30.4% em Setembro, para -6.1% em Outubro.

Ribeiro e Castro foi o líder partidário que apresentou a subida menos expressiva, sendo também o político com pior saldo de imagem (-27.5%).

O Barómetro Marktest/DN/TSF é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Para mais informações consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt