Braga lidera investimento camarário em cultura

De acordo com os dados do INE disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, a Câmara Municipal de Braga foi aquela que mais gastou em actividades culturais no ano de 2003.

Grupo Marktest,  29 junho 2006

Braga é o concelho que lidera em despesas camarárias em actividades culturais, muito por influência dos gastos em recintos para jogos e desporto, que representam 91.7% dos montantes despendidos pela autarquia nesse ano. A construção do estádio municipal de Braga, palco de dois jogos do Euro 2004 (em 18 e 23 de Junho de 2004), terá influenciado certamente estes resultados.

Neste concelho observou-se uma despesa de cerca de 55 milhões de euros em actividades culturais, um valor que representa 7.0% do total de 777 milhões registado no conjunto dos concelhos portugueses.

A evolução desta variável nos últimos anos mostra uma tendência ascendente, tendo-se observado um ritmo de crescimento médio anual de 22.4%, embora de 2002 para 2003 tenha abrandado para os 1.9%, abaixo da inflação registada nesse ano.

As despesas em jogos e desportos são as mais significativas na estrutura de gastos das Câmaras Municipais em actividades culturais, pois representam cerca de metade (49.2%) do valor global. As despesas em recintos culturais, património, actividades sócio-culturais e literatura rondam os 9% do total, cabendo os restantes 15% à música, artes cénicas e outras actividades culturais.

Os dados disponíveis no Sales Index permitem ainda conhecer algumas curiosidades como:

  • Vila Franca de Xira lidera em despesas em património, com valores que correspondem a 4.1% do total destas despesas;
  • Albufeira lidera em despesas com literatura, com 13.2% do total, e com artes cénicas, com 4.4% do total;
  • Sintra lidera em despesas com música, com 3.1% do total;
  • Lisboa lidera em despesas com actividades sócio-culturais, com 7.3% do total
  • Bragança lidera em despesas com recintos culturais, com 7.2% do total;
  • Braga lidera em despesas com jogos e desportos, com 13.2% do total;
  • Oeiras lidera em despesas com outras actividades culturais.

O Sales Index é um sistema de gestão de informação de base concelhia da Marktest. Para conhecer melhor este sistema, consulte os artigos relacionados ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Alguns produtos relacionados com esta notícia

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais