Arbitron na Noruega
Grupo Marktest,  21 junho 2005

placeholderA Arbitron anunciou no dia 7 de Junho que o seu sistema Portable People Meter (PPM) foi seleccionado para medir audiências de rádio em toda a Noruega. O Comité Directivo da Rádio Nacional Norueguesa assinou um contrato de cinco anos com a TNS Gallup, para instalar, no início do primeiro trimestre de 2006, um painel de 400 membros equipados com o sistema PPM da Arbitron.

O sistema PPM recolherá de forma contínua informação sobre os hábitos de audição de rádio dos noruegueses. Enquanto outros países usam o sistema PPM para medição de audiências de televisão, a Noruega será o primeiro país Europeu a usar este sistema apenas na rádio.

Geir Jangås, presidente do Comité Directivo da Rádio Nacional Norueguesa, afirmou "É gratificante que a Noruega esteja na vanguarda na adopção de novas metodologias de medição de audiências. Acredito que os dados do PPM contribuirão para o fortalecimento da posição da rádio nas mentes dos anunciantes. Seremos capazes de distribuir resultados melhores e mais detalhados sobre a audiência de rádio que serão mais úteis para os anunciantes e agências, mas também para a programação das nossas estações de rádio".

Brad Bedford, vice presidente da Arbitron, afirmou a este propósito: "Estamos gratos pelo reconhecimento do Comité Directivo dos múltiplos benefícios que o PPM pode trazer à indústria de rádio e das vantagens que oferece aos ouvintes".

O sistema da Arbitron utiliza um dispositivo mais pequeno do que um telemóvel que detecta automaticamente códigos inaudíveis inseridos em qualquer media electrónico. A capacidade do PPM para medir e identificar todas as transmissões – sejam as recebidas em casa, no carro, na internet, em telemóveis ou em aparelhos de rádio tradicionais – foram os factores chave na decisão do Comité norueguês.

Recorde-se que em Portugal o sistema PPM já foi testado para rádio e televisão continuando em estudo a sua adopção futura.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais