Marktest apresenta Painel de Consumo
Grupo Marktest, 23 junho 2005

placeholder A Marktest apresentou publicamente ontem, dia 22 de Junho, o seu Painel de Consumo, num encontro que reuniu agências de meios, fabricantes e distribuição.

O Fórum Picoas recebeu ontem mais de 50 representantes de agências, fabricantes e distribuidores que assim tomaram contacto pela primeira vez com o Painel da Marktest.

O Painel de Lares da Marktest tem por base uma amostra fixa de famílias residentes em Portugal Continental, sendo a recolha de informação efectuada através dos comprovativos de compra das famílias (talões e facturas). A amostra deste Painel é constituída por 3000 lares distribuídos proporcionalmente pelas 6 Regiões Marktest.

Esta apresentação teve como objectivo dar a conhecer as características metodológicas deste projecto, bem como as análises potenciais e as ferramentas actuais e futuras de gestão e análise da informação.

Numa prévia intervenção, Luís Queirós, Presidente do Grupo Marktest, fez uma breve apresentação das empresas que constituem o Grupo Marktest e do enquadramento e importância do Painel no Grupo.

Paulo Caldeira, Director Comercial, fez numa primeira intervenção uma reflexão sobre a importância de a Marktest ter um Painel de Consumo.

A esta intervenção seguiu-se uma apresentação de Sofia Pereira e Cláudia Capitão, da n-allies, convidadas pela Marktest na sua qualidade de empresas de consultadoria capazes de integrar informação do cliente com informação dos estudos de mercado e assim criar conhecimento.

Antonieta Pereira, responsável pelo recrutamento e gestão do Painel, apresentou os principais dados metodológicos deste estudo, bem como as ferramentas e procedimentos relativos ao recrutamento e gestão do painel.

Miguel Costa, responsável pela área de produção de informação, apresentou seguidamente a estrutura de informação interna, bem como os procedimentos de recolha, tratamento e validação da informação. De destacar, o processo de recolha de informação que consiste na digitalização de facturas e talões de compra, o que constitui uma metodologia inovadora relativamente às existentes (quer sejam diários de compras ou "scannarização" de códigos de barras) e que garante resultados mais precisos com menos "esforço" por parte dos membros do painel.

Andreia Teixeira, da Direcção Comercial, apresentou as condições de compra dos dados do Painel, disponíveis em dois estudos: o MRI, vocacionado para a distribuição, e o MCI, vocacionado para os fabricantes.

Susana Correia e Catarina Santos, client service, deram alguns exemplos concretos de informação disponibilizada, respectivamente pelo MRI e pelo MCI. Susana Correia apresentou ainda o Sinfony, a ferramenta de análise de informação destes estudos. A aplicação, desenvolvida pela Marktest, permite não apenas analisar os resultados destes estudos, como também que o utilizador crie as suas próprias variáveis e as cruze com a informação do sistema.

Paulo Caldeira, na sua intervenção final, fez uma breve síntese sobre os fundamentos do desenvolvimento desta nova metodologia, deixando indicação de que o futuro passará pela possibilidade de integração na mesma base de informação sobre compras, investimentos publicitários, audiências de publicidade, impacto da comunicação, notoriedade e imagem e outros estudos existentes no Grupo Marktest.

A sessão foi encerrada por Luís Queirós, que falou sobre o sistema de informação Marktest, assente em três pilares base: bases de dados, software e client service.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais