As compras de bebidas não alcoólicas
Grupo Marktest,  25 agosto 2005

placeholderEm 2004, do total de lares que realizaram compras na distribuição moderna, 96.4% efectuou pelo menos uma compra no segmento das bebidas não alcoólicas, segundo o Marktest Retail Index-MRI. Este segmento foi responsável, no mesmo ano, por 3.7% do valor total gasto pelas famílias de Portugal Continental em compras para o lar.

A análise trimestral deste sector faz evidenciar alguma sazonalidade nestas compras.

No primeiro trimestre de 2004, as bebidas não alcoólicas representaram 3.4% do valor total gasto pelas famílias em retalho organizado. Este valor foi aumentando até ao 3º trimestre, representando 4.2% neste período composto pelos meses de Verão. O último trimestre de 2004 foi o período onde este segmento obteve menor representatividade nas compras para o lar, 3.1%.

placeholder

Segundo o Marktest Retail Index, em 2004, o número médio de vezes que as famílias compraram bebidas sem álcool evidencia comportamentos divergentes entre os lares quando se considera a presença de crianças e/ou adolescentes.

Tal como o valor total despendido pelas famílias na compra de bebidas não alcoólicas vai aumentando trimestralmente ao longo de 2004, conhecendo o seu valor máximo do ano no 3º trimestre, também o número médio de vezes em que as famílias compram este tipo de produto aumenta e mais uma vez o valor máximo encontra-se no 3º trimestre, com 3,2 actos de compra médios mensais por família.

A existência de crianças e/ou adolescentes no lar faz este indicador assumir, tendenciamente, valores mais elevados comparativamente com o total de lares. Se em média são feitos 3,2 actos de compra por mês destas bebidas, já as famílias com crianças ou adolescentes compram estes produtos 3,4 vezes por mês, enquanto os lares compostos apenas por adultos realizam 3,0 actos de compra mensais.

Esta tendência apresenta contornos idênticos quando observamos o valor médio mensal gasto por famílias em bebidas não alcoólicas. No segmento em análise, o valor médio mensal despendido pelas famílias onde existem crianças e/ou adolescentes é superior (11 euros, em média) ao valor gasto pelo total das famílias portuguesas (8 euros, em média), assim como ao valor gasto pelas famílias compostas apenas por adultos (7,8 euros, em média).

placeholder

Esta análise tem como base informação do estudo Marktest Retail Index, que mensalmente recolhe junto de um painel de 3000 famílias do Continente todas as informações que permitem caracterizar o seu comportamento relativamente às compras. Contacte-nos se pretende obter mais informações sobre este estudo.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt