Portugueses mantêm expectativas pessimistas
Os resultados de Outubro do Barómetro Marktest/DN/TSF confirmam que persiste entre os portugueses um clima de pessimismo, como revela o valor do índice de expectativa.
Grupo Marktest,  2 novembro 2007

placeholder Em Outubro o índice de Expectativa apresentou um pequeno acréscimo de 1.04 pontos face a Setembro, chegando ao valor de 36.12, mais 3.0% relativamente a Setembro e mais 6.2% relativamente ao período homólogo do ano anterior.

Este valor demonstra, no entanto, que os portugueses se mantêm pessimistas (valores abaixo de 50) relativamente à evolução futura da situação económica pessoal e do país.

Numa análise estrutural deste indicador, vemos que, nos últimos cinco anos os portugueses apenas se mostraram optimistas (com um índice igual ou superior a 50) em três momentos: Julho de 2004, Março de 2005 e Abril de 2005. Em todos os outros períodos observaram-se valores que exprimem expectativas pessimistas.

Nesse período, o valor mais baixo foi observado em Outubro de 2005, quando as expectativas "bateram no fundo", com um índice de 26.33. Sete meses antes, em Março de 2005, havia-se registado o valor mais elevado dos últimos cinco anos, quando o índice subiu aos 57.58 pontos.

Os 36.12 pontos do índice observados em Outubro deste ano situam-se mesmo abaixo da média observada nos últimos cinco anos (37.32).

placeholder

As diferenças de género persistem, com as mulheres a revelarem-se mais pessimistas do que os homens. Em Outubro, o índice variou entre os 32.41 delas e os 40.15 deles. Nos últimos cinco anos, a maior diferença de opiniões entre os dois sexos foi observada em Maio de 2007, quando os homens exprimiram um índice 15.85 pontos acima do das mulheres. Pelo contrário, em Janeiro de 2004 eles e elas estiveram mais próximos, quando apenas 1.4 pontos separaram as suas expectativas (índice de 40.3 para os homens e de 38.9 para as mulheres).

placeholder

O Índice de Expectativa consta do Barómetro Marktest/DN/TSF, que é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Este índice resulta do tratamento das respostas dadas a duas questões: "Pensa que daqui a um ano a sua situação económica e pessoal e a do seu agregado familiar será Melhor, Igual ou Pior?" e "E em relação à situação económica do país, pensa que daqui a um ano ela será Melhor, Igual ou Pior?".

Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro. Para mais informações sobre este assunto, contacte-nos

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais