Investimento Publicitário em Julho

MediaMonitor,  31 agosto 2004

O mês de Julho pautou-se por uma quebra de 4,5% no total investido em publicidade, nos 5 meios tradicionais. O valor total foi de 256 773 701 euros, menos 11 536 042 euros do que no mês anterior.

Televisão, o principal meio de massas, chamou a si cerca de 65% de investimento, num total de 166 399 900 euros para 81 023 inserções. Imprensa alcançou os 59 M de euros, aproximadamente, tendo sido registados 24 077 anúncios nas publicações observadas pela MediaMonitor. Outdoor chega aos 17 M de euros com 6,65% de representatividade. Rádio obteve 65 274 registos de spots nas rádios controladas o que se traduziu em 15 758 842 euros de valor investido. Cinema não chegou a 0.5% de investimento total apresentando uma quebra de valores face ao mês anterior, tal como em todos os outros meios em análise.


Investimento por Sector

A indústria da alimentação é, uma vez mais, o sector que mais investimento dedicou à publicidade sendo responsável por 13.4% do total investido por sectores. As bebidas encontram-se na segunda posição de investimento sendo que têm 12% de representatividade. Em terceiro lugar, como maior investidor, e apesar de não ter investido em todos os meios surge o sector da higiene pessoal com 11% de investimento. O quarto lugar fica reservado às actividades bancárias que também apostaram em todos os meios (7.6%), O sector do comércio não investe em cinema mas tem um peso de aproximadamente 7% para o total. Segue-se a indústria automóvel também com amplo investimento, a higiene do lar que tradicionalmente não apresenta anúncios em cinema, a indústria do papel e o sector dos artigos e serviços culturais, com investimento em todos os meios, fecham o top 10.

Investimento por Anunciante

São 4 os anunciantes do top 10 que apostam numa comunicação global. São eles: a Danone, detentora do 3º lugar da tabela; a Portugal Telecom, na 5ª posição; a Nestlé e a Lactogal; 7ª e 8ª posições, respectivamente. Porém, o primeiro lugar é pertença da L'Oreal Portugal que mantém uma forte comunicação durante todos os meses deste ano. Os anunciantes apresentados no top 10 representam um investimento total de 22.7%.

A análise foi efectuada pela MediaMonitor, com base no software Web e-admonitor.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais