Satélites ASTRA
Grupo Marktest,  10 setembro 2004

De acordo com informação recentemente disponibilizada pela SES ASTRA, o sistema de satélites ASTRA abrangia, no final de 2003, 94,4 milhões de lares em 30 países da Europa, proporcionando recepção via satélite e cabo.

Segundo a empresa, 4 em cada 5 lares na Europa recebe sinal satélite ou cabo através deste sistema de recepção. Estes números correspondem a um aumento de cerca de 2,5 milhões de lares em relação ao ano anterior.

O crescimento dos lares abrangidos pelo ASTRA está representado no gráfico seguinte, onde é possível observar uma taxa de crescimento anual média de 4.9% - crescimento que tem sido maior no satélite (taxa média anual de 6.6%) do que no cabo (3.9%).

placeholder

Quanto à recepção digital, a empresa contabiliza 32 milhões de lares na Europa com recepção digital via satélite, cabo ou terrestre - um aumento de 3,2 milhões relativamente ao ano anterior. Os números indicam que 15% dos lares na Europa recebem serviços digitais, contando-se 22,8 milhões de lares com recepção digital por satélite, 6,9 milhões por cabo e 2,8 milhões por serviços terrestres.

O gráfico ilustra a evolução da penetração dos serviços digitais nos lares da Europa, observando-se uma taxa de crescimento anual média de 58% entre 1998 e 2003. A recepção digital terrestre e por cabo foram as que evidenciaram maior taxa de crescimento anual média, de 65% e 90.6%, respectivamente.

placeholder

O sistema de satélites ASTRA disponibiliza, em Portugal, a recepção de canais como arte, BBC World, Euronews, Eurosport, RAI Uno, RTP Internacional, Sky News, Travel ou TV5.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais