Satélites ASTRA
Grupo Marktest,  10 setembro 2004

De acordo com informação recentemente disponibilizada pela SES ASTRA, o sistema de satélites ASTRA abrangia, no final de 2003, 94,4 milhões de lares em 30 países da Europa, proporcionando recepção via satélite e cabo.

Segundo a empresa, 4 em cada 5 lares na Europa recebe sinal satélite ou cabo através deste sistema de recepção. Estes números correspondem a um aumento de cerca de 2,5 milhões de lares em relação ao ano anterior.

O crescimento dos lares abrangidos pelo ASTRA está representado no gráfico seguinte, onde é possível observar uma taxa de crescimento anual média de 4.9% - crescimento que tem sido maior no satélite (taxa média anual de 6.6%) do que no cabo (3.9%).

placeholder

Quanto à recepção digital, a empresa contabiliza 32 milhões de lares na Europa com recepção digital via satélite, cabo ou terrestre - um aumento de 3,2 milhões relativamente ao ano anterior. Os números indicam que 15% dos lares na Europa recebem serviços digitais, contando-se 22,8 milhões de lares com recepção digital por satélite, 6,9 milhões por cabo e 2,8 milhões por serviços terrestres.

O gráfico ilustra a evolução da penetração dos serviços digitais nos lares da Europa, observando-se uma taxa de crescimento anual média de 58% entre 1998 e 2003. A recepção digital terrestre e por cabo foram as que evidenciaram maior taxa de crescimento anual média, de 65% e 90.6%, respectivamente.

placeholder

O sistema de satélites ASTRA disponibiliza, em Portugal, a recepção de canais como arte, BBC World, Euronews, Eurosport, RAI Uno, RTP Internacional, Sky News, Travel ou TV5.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

  • Bendito jogo

    3 dezembro 2022

    TV 7 DIAS, PRINCIPAL

    pag. 82

    Pedro Vilela

ver mais
Em Agenda ver mais