A afinidade com o local de compra
Grupo Marktest,  19 julho 2005

placeholderO Marktest Retail Index permite avaliar, para cada classe de produtos, quais são os tipos de loja com que as famílias têm maior afinidade.

De acordo com os resultados do segundo semestre de 2004 do Marktest Retail Index, as compras familiares de produtos para bebé registam maior afinidade com os hipermercados, os frescos e padaria/pastelaria com os supermercados e as bebidas não alcoólicas e o pet care com as lojas discount.

Tal como se observa no quadro que apresentamos, há grupos de produtos que têm maior afinidade com um determinado tipo de loja. Este indicador de afinidade compara o valor médio de gastos em cada categoria de produtos com o valor gasto nesses produtos em cada tipo de loja. Assim, dizer que a afinidade da mercearia básica com as lojas discount é de 151, significa dizer que o valor das compras deste produto nestas lojas está 51% acima do valor médio.

placeholder

Este índice está igualmente representado no gráfico seguinte. Pela sua análise, é possível observar quais as categorias de produtos que têm maior afinidade com cada um dos tipos de loja considerados.

Os produtos para bebé, higiene pessoal e beleza, consumíveis para o lar, bebidas alcoólicas e higiene para o lar registam afinidade positiva com os hipermercados, sendo os produtos para bebé os que registam um índice de afinidade com estas lojas mais elevado.

Os produtos de padaria e pastelaria são os que registam maior afinidade com os supermercados, tal como os frescos. Com valores positivos encontramos também os congelados embalados e os lacticínios.

As bebidas não alcoólicas e o pet care são as classes com maior afinidade com as lojas discount. Valores positivos são também encontrados na mercearia básica e não básica, lacticínios, consumíveis para o lar, higiene do lar e congelados embalados.

placeholder

Esta análise tem como base informação do estudo da Marktest, Marktest Retail Index, que mensalmente recolhe junto de um painel de 3000 famílias do Continente todas as informações que permitem caracterizar o seu comportamento relativamente às compras. Contacte-nos se pretende obter mais informações sobre este estudo.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais