Marktest lança 1ª vaga de 2007 do Bareme Imprensa
A Marktest acabou de lançar a primeira vaga de 2007 do Bareme Imprensa, que mostra que sete milhões de portugueses costumam ler ou folhear jornais ou revistas.
Grupo Marktest,  19 abril 2007

placeholderO Bareme Imprensa contabiliza 7 002 mil residentes no Continente com 15 e mais anos que, no período de Janeiro a Março de 2007, leram ou folhearam jornais ou revistas, o que representa 84.2% do universo em estudo.

Face ao período homólogo do ano passado, este número representa um aumento de 1.7%, quando o indicador apresentava um valor de 82.8%.

A audiência média de imprensa cifrou-se, no primeiro trimestre do ano, em 72.6%, percentagem de portugueses que leu ou folheou a última edição de um qualquer título de imprensa estudado no Bareme Imprensa. Este valor apresenta um crescimento de 4.5% face ao período homólogo do ano anterior quando se situava em 69.5%.

Os jornais são mais lidos do que as revistas.Os leitores de jornais representam 79.7% do universo estudado pelo Bareme Imprensa, ao passo que os leitores de revistas representam 66.9%.

Os jornais registam igualmente maior audiência média que as revistas, 62.2% e 51.6%, respectivamente.

A análise dos dados relativos à cobertura máxima de imprensa mostra que a idade é a variável mais discriminante, pois é a que revela maiores diferenças de comportamento entre os indivíduos (medidas pelo desvio-padrão). A classe social é igualmente diferenciadora deste hábito, sendo ao nível da região que menor heterogeneidade é encontrada.

Os quadros médios e superiores são o target que observa maior audiência de imprensa, pois 97.7% destes indivíduos costuma ler ou folhear um título de imprensa analisado neste estudo. Os homens, os jovens entre os 25 e os 34 anos, os indivíduos das classes sociais alta e média alta, os empregados dos serviços, comércio e administrativos e os residentes nas regiões do Grande Porto apresentam também valores acima da média. Os reformados e pensionistas, as domésticas, os indivíduos com mais de 64 anos e os pertencentes à classe social baixa, pelo contrário, evidenciam hábitos de leitura de imprensa abaixo da média do universo.

placeholder

O Bareme Imprensa é o estudo regular da Marktest que analisa os hábitos de audiência de imprensa dos residentes no Continente com 15 e mais anos. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt