93% dos lares “ligados” acedem por banda larga Os dados mais recentes do estudo Bareme Internet da Marktest mostram que, no Continente, 93% dos lares com acesso à internet navegam através de ligações de banda larga. Grupo Marktest, 13 março 2008 ![]() O relatório anual de 2007 do Bareme Internet, o estudo de base do Netpanel meter, contabiliza 1 456 mil lares em Portugal Continental que acedem à internet em banda larga, um número que representa 41.5% do universo de lares em estudo e 93.2% dos lares que têm acesso à internet (estimado em 1 562 mil lares). Uma análise evolutiva mostra que a penetração deste tipo de ligação aumentou mais de 11 vezes nos últimos cinco anos, passando de 3.6% em 2002 para os 41.5% agora observados. ![]() O Bareme Internet para 2007 indica que a maioria dos lares com banda larga tem ligação ADSL, num total de 903 mil (25.8% do universo). 455 mil lares acedem por cabo (13.0% do universo) e 141 mil por rede móvel (4.0% do universo). ![]() A classe social é a variável que apresenta maiores diferenças de comportamento entre os lares, mas o número de indivíduos no lar e a idade média do agregado também mostram diferenças. A penetração de banda larga atinge 83.3% dos lares da classe alta, baixando progressivamente até aos 10.5% apresentados pela classe baixa. Os lares da Grande Lisboa e Grande Porto apresentam um valor superior à média. Na Grande Lisboa o acesso à internet por banda larga é mesmo comum à maioria dos lares (51.4%). Entre os lares com uma ou duas pessoas, o acesso por banda larga é de 22.0%, muito inferior aos 58.2% de lares com mais de duas pessoas que também acede dessa forma. Na análise da idade média do agregado familiar, vemos que é nos lares cujos membros têm entre 31 e 45 anos que é mais frequente este tipo de acesso (63.4%), contrariamente aos lares mais idosos, onde apenas 7.1% acede à internet por banda larga. ![]() A análise realizada teve como base os resultados anuais de 2007 do estudo Bareme Internet da Marktest. Este estudo analisa o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos. Contacte-nos se deseja adquirir este estudo ou se pretende mais informações sobre o assunto. |
Notícias
Notícias da mesma semana
- Vila Faia, 25 anos depois de novo na RTP1
- 93% dos lares “ligados” acedem por banda larga
- BES online aumenta utilizadores únicos
- Autopromoção representa cerca de 15% do espaço publicitário
- Observatório Mcom
- Você sabia que...
- Vigésima Segunda Jornada da Liga 2007/2008: Fc Porto X Académica
- Manifestação de professores ocupa mais de um terço dos noticiários de Tv
- Portugueses ouvem mais de 3 horas de rádio por dia
- Tribal Wars triplica páginas visitadas online
- Cinco milhões de consumidores de chocolate
Dossiers ver mais
- Semiotics and Cultural Insights
Segundo a organização, esta conferência trará novas perspectivas acerca da aplicação da semiótica aos diversos desafios empresariais.
13 de fevereiro de 2025
MRS - The Market Research Society
Londres, Inglaterra
- ESOMAR Academy: Synthetic Data, Promises and Pitfalls
Formação online, realizada pela ESOMAR, destinada a agências ou marcas e profissionais que realizem estudos quantitativos ou qualitativos.
18 a 20 de fevereiro de 2025
ESOMAR