1,5 milhões de lares acede à internet em banda larga

Segundo os dados do estudo Bareme Internet da Marktest, a banda larga lidera claramente nos lares nacionais, com 1,5 milhões de lares a aceder por ADSL, cabo ou rede móvel.

Grupo Marktest,  21 agosto 2007
A primeira vaga de 2007 do Bareme Internet contabiliza 1 431 mil lares em Portugal Continental que acedem à internet de banda larga, um número que representa 40.8% do universo de lares em estudo e 93.5% dos lares que têm acesso à internet.

O Bareme Internet indica que a maioria destes lares tem ligação ADSL, num total de 897 mil (25.6% do universo). 461 mil lares acedem por cabo (13.2% do universo) e 111 mil por rede móvel (3.2% do universo).

A classe social é a variável que apresenta maiores diferenças de comportamento entre os lares, mas o número de indivíduos no lar e a idade média do agregado também mostram diferanças.

A penetração de banda larga atinge 81.6% dos lares da classe alta, baixando progressivamente até aos 9.4% apresentados pela classe baixa.

Os lares da Grande Lisboa e Grande Porto apresentam um valor superior à média, sendo que na Grande Lisboa o acesso à internet por banda larga é comum à maioria dos lares (50.5%).

Entre os lares com uma ou duas pessoas, o acesso por banda larga é de 21.0%, muito inferior aos 57.7% de lares com mais de duas pessoas que também acede dessa forma.

Na análise da idade média do agregado familiar, vemos que é nos lares cujos membros têm entre 31 e 45 anos que é mais frequente este tipo de acesso (63.1%), contrariamente aos lares mais idosos, onde apenas 5.7% acede à internet por banda larga.

A análise realizada teve como base os resultados da primeira vaga de 2007 do estudo Bareme Internet da Marktest. Este estudo analisa o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos. Contacte-nos se deseja adquirir este estudo ou se pretende mais informações sobre o assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais