Indústria da alimentação lidera publicidade

De acordo com os dados da MediaMonitor, a indústria da alimentação liderou o investimento publicitário realizado, a preço de tabela, nos principais meios de comunicação.

Grupo Marktest,  21 agosto 2007

Entre Janeiro e Junho de 2007, os anunciantes portugueses colocaram cerca de 19,8 milhões de inserções publicitárias nos cinco principais meios above the line (televisão, rádio, imprensa, cinema e outdoor).

Este valor representa uma quebra de 17.3% face ao semestre homólogo de 2006. Mas esta situação pode relacionar-se com o facto do período de recolha de informação relativa a 2007 não estar ainda concluído (ver nota da situação verificada em Junho).

Na televisão e na imprensa observaram-se pequenos aumentos (de 3.2% e 3.8% respectivamente) face ao primeiro semestre de 2006, enquanto na rádio e no outdoor se registaram quebras (de 12.2% e de 22.6%). No cinema assistiu-se a um aumento de 61.8% face àquele período homólogo.

A Unilever-JM foi o maior investidor do semestre, com um share of voice de 3.7% face ao total do mercado publicitário e de 10.7% face ao total dos 20 maiores anunciantes do período. A Procter & Gamble ficou em segundo lugar da tabela de maiores anunciantes, com um share of voice de 2.8% face ao total do mercado publicitário e de 8.1% face ao total dos 20 mais. A L'Oreal Portugal ocupou a terceira posição, com 2.6% do total e 7.4% dos 20 maiores anunciantes de Maio.

No seu conjunto, os 20 maiores anunciantes colocaram 34.9% do valor publicitário registado entre Janeiro e Junho de 2007, em preços de tabela.

A indústria da alimentação foi o sector de actividade que mais investiu em publicidade durante o primeiro semestre, responsável por 11.6% do total investido no período. A higiene pessoal foi o segundo sector a colocar mais publicidade, 10.9% do total, e os bancos e outras instituições financeiras foram o terceiro sector mais activo no mercado publicitário, com 10.3% dos montantes globais.

Esta análise foi realizada com recurso ao software MMW/Admonitor da MediaMonitor. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa