Vodafone fecha ano a liderar ranking de maiores anunciantes
Em Dezembro, foi mais uma vez a Vodafone a empresa que mais investiu em publicidade em Portugal, de acordo com os dados da MediaMonitor.
Grupo Marktest,  25 janeiro 2007

placeholder Em Dezembro de 2006, os anunciantes portugueses colocaram perto de 5 milhões de inserções publicitárias nos cinco principais meios above the line (televisão, rádio, imprensa, cinema e outdoor).

Desde o início do ano, foi em Junho que se registou maior pressão publicitária, com 5,1 milhões de inserções, 10.1% do total aplicado durante todo o ano, que esteve perto de 51 milhões de iunserções.

placeholder

Em valor, a maior fatia do total investido em 2006, a preços de tabela, foi dirigida à televisão, com 70.2%. A imprensa captou 18.1% dos montantes totais, cabendo 11.7% aos restantes meios analisados pela MediaMonitor.

placeholder

A Vodafone Telecel foi novamente em Dezembro o maior investidor, com um share of voice de 4.3% face ao total do mercado publicitário e de 11.8% face ao total dos 20 maiores anunciantes do mês.

A Telecomunicações Móveis Nacionais (TMN) subiu para o segundo lugar da tabela de maiores anunciantes, com um share of voice de 3.5% face ao total do mercado publicitário e de 9.6% face ao total dos 20 mais.

A Portugal Telecom subiu à terceira posição, com 2.9% do total e 8.1% dos 20 maiores anunciantes de Dezembro.

No seu conjunto, os 20 maiores anunciantes colocaram 36.0 % do valor publicitário registado em Dezembro de 2006, em preços de tabela.

Entre os 20 maiores investidores publicitários, encontramos 6 da área do grande consumo, 5 telecoms (entre as quais, as três primeiras posições), 4 bancos, 2 da distribuição e 3 de outros sectores.

placeholder

Os maiores investidores privilegiaram, mais do que a média, a televisão - para onde canalizaram 83.5% dos seus budgets. Para a imprensa, dirigiram 7.8%, ao outdoor atribuiram 5.4%, à rádio 2.9% e ao cinema 0.4%.

Esta análise foi realizada com recurso ao software MMW/Admonitor da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1 e 31 de Dezembro de 2006. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais