Modelo Continente lidera publicidade no trimestre

De acordo com os dados da MediaMonitor, o Modelo Continente Hipermercados foi o maior anunciante entre Janeiro e Março de 2009, liderando o investimento publicitário realizado a preço de tabela nos principais meios de comunicação.

Grupo Marktest,  5 maio 2009

Entre Janeiro e Março de 2009, os anunciantes portugueses colocaram 6,5 milhões de inserções publicitárias nos cinco principais meios above the line (televisão, rádio, imprensa, cinema e outdoor).

Este valor representa uma quebra de 15.5% face ao semestre homólogo de 2008. Saliente-se que o período de recolha de informação relativa a 2009 não está ainda concluído para todos os meios (ver nota da situação verificada em Março).

A televisão e a rádio foram os meios com menores quebras em número de inserções relativamente ao observado no primeiro trimestre de 2008 (menos 4.6% e 7.8%, respectivamente), enquanto no outdoor e na imprensa se registaram as maiores quebras no número de inserções (menos 16.8% e 16.7%, respectivamente). No cinema a quebra foi de 10.0%.

O Modelo Continente Hipermercados foi o maior investidor do trimestre, com um share of voice de 3.5% face ao total do mercado publicitário e de 9.8% face ao total dos 20 maiores anunciantes do período. A Procter & Gamble ficou em segundo lugar da tabela de maiores anunciantes, com um share of voice de 3.5% face ao total do mercado publicitário e de 9.7% face ao total dos 20 mais. A Unilever-JM ocupou a terceira posição, também com 3.5% do total e 9.6% dos 20 maiores anunciantes do primeiro trimestre.

No seu conjunto, os 20 maiores anunciantes colocaram 38.0% do valor publicitário registado entre Janeiro e Março de 2009, em preços de tabela.

A indústria da alimentação foi o sector de actividade que mais investiu em publicidade durante o primeiro trimestre, responsável por 12.2% do total investido no período. A higiene pessoal foi o segundo sector a colocar mais publicidade, 11.6% do total, e o comércio foi o terceiro sector mais activo no mercado publicitário, com 10.5% dos montantes globais.

Esta análise foi realizada com recurso ao software MMW/Admonitor da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1 de Janeiro e 31 de Março de 2009, com a informação disponível na seguinte Ficha. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais