Títulos de informação geral são os mais lidos
Os dados do Bareme Imprensa indicam que os jornais e revistas de informação geral são os que os portugueses mais lêem.
Grupo Marktest,  24 agosto 2006

placeholder

Na segunda vaga de 2006, o Bareme Imprensa contabilizou 5 407 mil residentes no Continente com 15 e mais anos que, no período de Abril a Junho de 2006, leram ou folhearam jornais ou revistas* de informação geral, o que representa 65.1% do universo em estudo.

placeholder
A preferência por este tipo de títulos é comum à maioria dos portugueses, mas há algumas excepções.

Assim, os homens, os jovens entre os 15 e os 17 anos, os residentes no Litoral Norte e no Interior Norte, os trabalhadores qualificados e os estudantes preferem as publicações dedicadas a temas desportivos e automobilísticos.

As domésticas também constituem uma excepção, pois entre elas a preferência vai para a leitura de revistas femininas ou suplementos de jornais dedicados a temas femininos.

Os classificados são o segundo tema com maior cobertura máxima. No período em análise, 57.7% do universo leu ou folheou títulos sobre este tema, um valor próximo dos 57.5% obtidos pelos títulos de automóveis e desporto.

Uma análise mais detalhada por targets para as publicações dedicadas a estas três principais temáticas permite ainda outras conclusões.

A cobertura máxima de publicações de temas de informação geral é maior junto dos quadros médios e superiores (94.0%) e dos indivíduos das classes alta (89.9%) e média alta (89.2%).

placeholder
Nas publicações de classificados (engloba suplementos de jornais de informação geral), é maior a cobertura máxima junto dos quadros médios e superiores (82.8%), dos indivíduos da classe média alta (78.4%) e dos técnicos especializados e pequenos proprietários (77.2%).

placeholder
Nas publicações dedicadas a temas do desporto e automóvel, a cobertura máxima é maior junto dos residentes no Grande Porto (80.4%), dos jovens entre os 18 e os 24 anos (75.4%) e dos homens (74.2%).

placeholder
*Análise realizada com o software Marksel, que considera apenas os títulos de imprensa que recolham um mínimo de 30 referências na amostra de cada vaga em análise.

O Bareme Imprensa é o estudo regular da Marktest que analisa os hábitos de audiência de imprensa dos residentes no Continente com 15 e mais anos. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais