A afinidade das insígnias com a Classe Social

Grupo Marktest,  3 fevereiro 2005

Um conceito que pode ajudar a desenhar e a conhecer o perfil dos clientes de cada Insígnia é o da afinidade. A afinidade compara o comportamento de um grupo com o comportamento do Universo, neste caso as famílias de Portugal Continental.

Dizer por exemplo que a afinidade do Carrefour com a classe A/B é de 185, significa dizer que na clientela do Carrefour a Classe A/B tem um peso que é 85% superior ao peso que aquela classe tem para o total das famílias de Portugal Continental.

No entanto, esta afinidade tem muito a ver com a implantação geográfica das insígnias. Não será por isso de estranhar que grandes hipermercados tipicamente urbanos, como é o caso do Carrefour ou do Continente, estejam mais identificados com as classes mais elevadas do que, por exemplo, o Intermarché, que tem maior implantação em concelhos do interior. Este conceito de afinidade pode também permitir caracterizar as Insígnias no que respeita ao tipo de produtos vendidos, etc…

Estas conclusões são extraídas do novo estudo da Marktest, Marktest Retail Index, que mensalmente recolhe junto de um painel de 3000 famílias do Continente todas as informações que permitem caracterizar o seu comportamento relativamente às compras. Contacte-nos se pretende obter mais informações sobre este estudo.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais