Jornais e revistas: diferenças de género

Segundo uma análise dos dados do estudo Bareme Imprensa da Marktest, o género é a variável que mais distingue os leitores de jornais e de revistas.

Grupo Marktest,  27 setembro 2007

O Bareme Imprensa contabiliza 7 033 mil residentes no Continente com 15 e mais anos que, no período de Janeiro a Junho de 2007, leram ou folhearam jornais ou revistas, o que representa 84.6% do universo em estudo.

Face ao período homólogo do ano passado, este número representa um aumento de 1.9%, quando o indicador se situava nos 83.0%.

Os jornais são mais lidos do que as revistas. Os leitores de jornais representam 80.0% do universo estudado pelo Bareme Imprensa, ao passo que os leitores de revistas representam 67.7%.

Na análise da cobertura máxima segundo as variáveis sócio-demográficas, vemos que os quadros médios e superiores, os empregados dos serviços, comércio e administrativos, os indivíduos das classes sociais mais altas e os jovens entre os 25 e os 34 anos são os que registam maiores índices de audiência de jornais, superiores a 90%.

Entre os leitores de revistas, encontramos também maiores índices de leitura junto de praticamente os mesmos targets: os valores mais elevados são encontrados junto dos quadros médios e superiores, classes alta, empregados dos serviços, comércio e administrativos, estudantes e jovens entre os 15 e os 34 anos, com valores acima de 84%.

A análise do perfil de leitores de jornais e de revistas e a sua comparação com o perfil da média do universo mostra ainda que a principal diferença entre os seus públicos se prende com o género. De facto, as mulheres surgem com maior afinidade com as revistas, ao passo que entre os homens a afinidade é superior com os jornais.

Os jovens entre os 15 e os 17 anos e os estudantes surgem também com maior afinidade com as revistas do que com os jornais. Quanto à análise regional, mostra-nos que o Grande Porto é a região com maior afinidade com os jornais, enquanto a Grande Lisboa é a região com maior afinidade com as revistas.

O Bareme Imprensa é o estudo regular da Marktest que analisa os hábitos de audiência de imprensa dos residentes no Continente com 15 e mais anos. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

  • Data Analytics - Tools & Methodologies

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, esta será uma conferência inteiramente virtual.

    15 de outubro de 2020

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk